MarlaLamounier

Quero ser solicitada, gosto de pesquisar, me informar e orientar. Buscar,discutir,incrementar,aperfeiçoar e mudar idéias e informaçoes. Atendimento em areas como moda, beleza, empreendedorismo,trabalho voluntario, administraçao,planejamento organizacional domestico. Atendimento à qualquer tipo de solicitação, seja um telefone, endereço ou projeto de trabalho voluntario, negocio, viagem, moda. Orientação situações burocraticas, pessoais, educacionais, culturais.

sexta-feira, setembro 22

TEXTO 4 - FÉ E RELIGIAO

Minha mãe é católica quase praticante e não fervorosa; porque na hora dos apertos bem sei que ela apela para uma garrafada espírita e coisas do gênero, como todo bom brasileiro, eclético no assunto. Quase praticante porque não adota os ensinamentos cristãos rigorosamente. Assim como eu; sinto que ela faz caridade também por vaidade e não por pura generosidade. Meu pai é de família presbiteriana, mas nunca o vi ir a um culto. Acho que lê ou leu a “Escritura Sagrada”, que é como ele sempre se refere à Bíblia. Portanto, eu e meus irmãos não somos dedicados a uma religião. Mas somos todos quatro muito crentes em Deus, Jesus e alguns Santos Católicos.
Minha mãe tenta me fazer sentir culpada por não me dedicar a uma religião. Mas nunca conseguiu. Sempre tive consciência de que ser cristão é um jeito de ser e agir; quando for uma necessidade pessoal a pratica dos cultos e rituais também faz bem, mas não é o meu caso. Não tenho a menor paciência para ir à missa; faço minhas orações quase todas as noites e manhãs quando me lembro ou minha filha me cobra. Estou sempre muito mais agradecendo tudo o que tenho, que vivo, que sinto que pedindo. Acredito que tenho tudo o que preciso, mas posso ter mais desde que não me cause qualquer tipo de sofrimento e seja respeitosa com meus semelhantes.
Há muito tempo que estou ensaiando escrever este texto, mas venho adiando. Agora achei que era o momento propicio. Terminei de ler um livro titulado: “Por Que Sou Católico”. Este livro, sem ser muito profundo, esclarece o porque dos rituais, dos sacramentos, dos santos, enfim o porque de ser católico.
Nunca fui uma pessoa que vivesse em busca de uma religião ideal. Talvez por ter convicção do que aprendi no catecismo.
Apesar de ter tido algumas discussões com meu pai sobre os fundamentos da igreja católica e do protestantismo, achava meus argumentos mais sólidos e nunca me rendi aos argumentos por ele apresentado ou estudado em Historia.
Minhas convicções:
A igreja católica foi fundada por Jesus Cristo, o qual delegou a função de seu sucessor na terra aos Papas que o sucedem em quase 2000 anos.
Não errar somente a Cristo cabia; os Papas são homens que, apesar de terem sido escolhidos por Cristo, não são perfeitos e cometeram vários erros devido à condição humana que os imbuem.
Os santos são homens e mulheres que apesar da fragilidade da condição humana viveram o mais próximo possível da excelência dos ensinamentos cristãos, fazendo crer em uma maior proximidade do Criador. Por esta proximidade solicito a intercessão destes em alguns pedidos de proteção, orientação e também os uso para agradecer. Lembro de duas palavras dos livros de Historia que traduzem este jeito de falar com Deus. Transubstanciação que é falar com Deus através de intermediários e Consubstanciação que é falar com Deus diretamente. Os católicos adotam a transubstanciação e os protestantes a consubstanciação.
A riqueza da igreja católica se fez ao longo de 2000 anos e como uma instituição que vem sendo administrada, planejada, organizada não vejo o porque dela não gerir devidamente seu patrimônio que foi acumulada através de doações de benfeitores e colaboradores que acreditavam no mérito das suas atividades. O que não é diferente em nenhuma outra religião; entretanto sendo a igreja católica das mais antigas faz sentido que tenha acumulado um maior patrimônio ao longo dos anos.
Até mesmo os rituais das missas e comemorações da igreja católica passou a ter sentido para mim; o que não quer dizer que a partir de agora me tornarei uma católica que vai à missa todos os domingos.
Estou feliz e em paz com meus sentimentos, minhas convicções e atitudes religiosas. Tenho uma Nossa Senhora de Lourdes que minha mãe me deu e diz ser minha madrinha, tenho uma Bíblia que uma amiga evangélica muito querida me presenteou em uma hora difícil da minha vida e tenho minhas amigas Irmãs católicas que rezam por mim, me orientam e me permitem trabalhar um pouco ajudando na creche que tenho muito orgulho de ser voluntária.
Ah! Esqueci de uma Nossa Senhora Aparecida que “roubei” na casa da minha mãe e levei para o meu trabalho.